Na época da razão: emoção! - Vilfredo Pareto (1848-1923)

Vilfredo Pareto, economista e sociólogo italiano a época do Iluminismo, buscou construir um sistema sociológico baseado no modelo das ciências físicas. Seus estudos levaram-no a concluir que o comportamento social não se firma basicamente na razão, e sim nos instintos e sentimentos irracionais.

Pareto acreditava que não podemos aceitar a palavra de um indivíduo pelo seu valor aparente, pois nos instintos e nos sentimentos humanos está a verdadeira causa do comportamento humano.

Os indivíduos não agem segundo teorias cuidadosamente elaboradas, seu primeiro impulso é obedecer a motivações ilógicas, e só então constroem uma racionalização para justificar seu comportamento.

Grande parte da obra de Pareto foi dedicada ao estudos dos elementos irracionais da conduta humana e das várias crenças inventadas para dar uma aparência racional ao comportamento proveniente dos sentimentos e dos instintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte