Reciclar, reutilizar ou reaproveitar (?)

Quando resolvemos trabalhar com artesanato testamos várias especialidades, mas foi a “moda” da reciclagem que abriu uma porta e deu um sentido mais completo a idéia que tínhamos sobre o assunto, nos trouxe o conceito de colaboração social, passamos a ler tudo sobre o assunto e depois a utilizar no trabalho o que líamos, percebemos, então, a cestaria em jornal.

Nós reutilizamos de tudo, desde a água da chuva até a embalagem do pacote de farinha que forra certos trabalhos. Hoje trabalhamos com reaproveitamento de materiais e também colaboramos com a reciclagem.

A saber, reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. São bons exemplos materiais como o papel, o vidro, o metal e o plástico. As vantagens da reciclagem têm como principal atrativo a minimização da utilização de fontes naturais não renováveis a curto prazo e a diminuição da quantidade de resíduos industriais. A palavra apareceu lá pelos anos 80, claro, associada ao tardio despertar para a consciência de que estamos “detonando” com o planeta. “Nas crises de energia é que alguém lembra de apagar a luz”.

Já o termo reutilização significa reaproveitar um produto sem transformá-lo em matéria-prima novamente (re-ciclo). Ambos os termos estão associados ao modo de vida consumista-consciente e por vezes se confundem nos discursos.

Reciclar não é só um processo industrial ou um foco de lucro capitalista, também é, mas é reutilizar e não explorar irracionalmente a natureza, é a deixa para um novo jeito de viver, pois ao reaproveitar estimula-se a valorização do que se tem e não o desejo compulsivo de consumir uma coisa “nova” a cada momento de necessidade ou insatisfação.

Através do artesanato buscamos o aproveitamento do que tínhamos de potencial em casa para evitar o lugar-comum produtivo – trabalhar para outros. Também não deveria estar relacionado com um grande investimento, isso seria o lugar-comum capitalista, portanto, foi no reaproveitamento de materiais que encontramos uma coerência, nos reciclamos aliando trabalho produtivo, vida alternativa e sentimento de participação social. Não somos os únicos.

Reciclar, reutilizar ou reaproveitar, tanto faz, faça um pouco de cada um em todas as áreas de sua vida.

Um comentário:

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte