O artesão e sua obra

Um dia desses ao fazer uma cortina lá para casa, gastei horas elaborando o projeto, tentando reaproveitar alguns materiais que eu tinha, já sem muita saída e desanimada, meu pai viu a situação e me deu um conselho: -Dá um tempo, refresca a cabeça, teu esforço será recompensado, um artesão que se sente bem é sinônimo de um bom trabalho e o contrário também é verdadeiro. Essas palavras me fizeram refletir e ver que o nosso trabalho tem um significado muito maior do que normalmente pensamos.

Como artesãos, trabalhamos com criatividade, com manualidade, em um contato direto com o que fazemos, logo colocamos na nossa obra ânimo, desânimo, vontade, frustrações e tudo aquilo que somos e estamos passando no momento, por tudo isso, o nosso trabalho representa muito mais do que um simples produto, ele é parte de nós e transmite para os outros mais do que beleza, brilho ou utilidade, ele trás uma carga, fruto do contato realizado na sua confecção.

Quando algumas folhas de jornal se tornam um lindo cesto, são as nossas mãos que estão na massa, enrolando um canudinho, passando cola, elas contém vida, energia, que a cada passo do trabalho gera uma transformação na obra e em nós mesmos, muitos médicos já utilizam o artesanato como terapia e estão conseguindo obter bons resultados.

Mesmo que intuitivamente, sabemos que para uma boa obra é preciso mais do que cola, verniz, tintas, é fundamental carinho, alegria, gosto, equilibrio pessoal, organização e objetivo, pois estas são ferramentas essenciais para um sábio artesão.

Então, agora que sabemos disso, um bom trabalho a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte