Série Noções: Noção de conflito

Conflitar-se é admitir a existência de outras verdades, é precisar de ajuda para entender a verdade de outros. Sem dúvida, o conflito é uma bela oportunidade para aprender.

Creio ser consenso que ele tem suas bases nas diferenças. Logo, se todos os seres são únicos e diferentes por natureza, é obvio que haja conflitos. Apesar de ser absolutamente irracional que os conflitos sejam resolvidos de forma emocional com guerras e ameaças. Portanto, ele pode ter um caráter positivo, como impulsionador ou refreador de nossas ações, na direção de soluções de convívio da espécie humana com a diferença.

Ele existe como fonte de ajuste, como regulador social representante de todas as mentes, evitá-lo ou qualificá-lo como negativo seria o mesmo que contrariar o caminho da solução.

Ele é bom, é necessário, é inevitável e é fator de construção que nos remete à necessidade do ato ético. Enquanto não aceitarmos a idéia de que conflitar–se é uma oportunidade clara de crescimento, de enxergarmos o que antes estava quieto ou encoberto, permaneceremos na escuridão atribuindo tão somente à guerra o sentido de conflito.

O engano está na solução, pois quando não conseguimos resolver nossas diferenças de uma maneira compreensiva tentando enxergar os múltiplos lados de um conflito, partimos para o uso da força, para a manipulação, para o retraimento ou para a mágoa.

Aceitar as diferenças com naturalidade é ter a capacidade de perceber que este mundo é de todos. Por não conseguirmos sentar à mesma mesa e discutirmos as diferenças, é que criamos os julgamentos e os contrários, por não desenvolvermos a compaixão, é que não aprendemos a perceber nos conflitos uma ocasião para a superação da condição da diferença, esta é uma imposição natural da humanidade para que ocorra o desenvolvimento dos valores do ser-em-essência.

Quando resolvemos nossos conflitos nos libertamos, quando os levamos às últimas conseqüências nos tornamos amargos e passamos a encará-los como fatos nocivos a serem evitados. Não há saída que não seja encará-los. Guerrear é não entender, julgar é se achar melhor, negar é perder a oportunidade, fugir é perder, aceitar é resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações amigos visitantes.

Sempre respondemos, na medida do possível, a todas as questões e dúvidas. Devido aos muitos comentários sem email, passaremos a responder no próprio blog.

Abraços
Equipe ÂNCORArte